terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Bad Religion - Against The Grain (1990)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: EUA (Los Angeles - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Greg Graffin (Vocal)
Brett Gurewitz (Guitarra)
Greg Hetson (Guitarra)
Jay Bentley (Baixo)
Pete Finestone (Bateria)
.
Este é o quinto álbum do grupo lançado, após 4 álbuns e 2 ep's, pelo selo Epitaph. Já havia feito uma resenha sobre este álbum em 2011, confira aqui! Não consigo encontrar uma faixa ruim, e é o último álbum gravado com este baterista e considero-o um álbum de transição entre o som que o grupo vinha fazendo com suas novas propostas vindas a partir do próximo álbum. Existem faixas bem semelhantes aos 2 álbuns anteriores, mas já é possível notar algumas mudanças na proposta dos arranjos, o que se tornaria bem característico. É um álbum bastante embalado, com a maioria das composições de curta duração, melodias cativantes e muita energia! Palhetadas rápidas nos instrumentos de corda também são características fortes do álbum. Foi o primeiro álbum do grupo a ultrapassar a marca de 100 mil álbuns vendidos. Considero um dos melhores álbuns do grupo que dispensa maiores comentários, sua história já diz tudo, não deixe de ouvir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Modern Man. O álbum começa com uma das que considero uma das melhores do grupo! Realmente muito boa, embalada e começa com uma frase marcante da guitarra, além de possuir um refrão sing-a-long! Não deixe de ouvi-la!
2) Turn On The Light. Quando ouvi o álbum pela primeira vez há mais ou menos 25 anos atrás, esta era minha faixa predileta! Trocas rápidas de acordes e uma melodia cativante, além de bastante embalo são pontos referência para esta faixa, que finaliza com um ótimo arranjo vocal!
3) Get Off. Outro clássico do grupo que mantém as mesmas características do álbum anterior: embalo, curta duração e melodias marcantes com rápidas palhetadas. Vale a pena conferir!
4) Blenderhead. Outra faixa com as mesmas características da anterior. O curioso é a frase de guitarra logo após o refrão, bastante dissonante, bem interessante! A faixa parece terminar pela metade, outra curiosidade!
5) The Positive Aspect Of Negative Thinking. Por mais de dez anos esta foi minha faixa preferida do álbum. Parece que tentaram seguir o exemplo da faixa Big Bang do álbum anterior devido à progressão dos acordes. Realmente muito boa, sem frescura, mas muito empolgante!
6) Anesthesia. Um dos maiores clássicos do grupo, não falta em nenhum show! Esta faixa já nos dá uma ideia do que viria nos próximos álbuns do grupo. Ainda bastante embalada, com exceção do final cadenciado, mas com um arranjo já mais bem trabalhado. Uma das melhores do álbum, vale a pena conferir!
7) Flat Earth Society. Outro clássico, embora esta não seja uma de minhas músicas favoritas. É uma boa composição, também bem embalada, embora nada de muito empolgante. Uma melodia que vai descendo junto com a harmonia.
8) Faith Alone. A balada do álbum! Considero esta a pior faixa do álbum, apesar de não ser ruim! Bom riff de guitarra, principalmente quando surgem os espaços, uma boa melodia, mas pelo fato de ser uma música mais lenta, acaba não sendo das melhores.
9) Entropy. Uma música longe de ser dos clássicos, mas considero uma das melhores do álbum, mantendo as características das antigas composições, é embalada, palhetadas rápidas, curta duração e melodia marcante. Muito boa faixa, não deixe de ouvir!
10) Against The Grain. A música que dá nome ao álbum é realmente uma música diferente! Tem uma intenção única que não se assemelha às demais composições do grupo. É embalada, com uma frase marcante da guitarra e refrão sing-a-long, esta já dá os ares dos próximos álbuns.
11) Operation Rescue. Outro clássico do grupo, bastante tocado ao vivo até alguns anos depois, muito boa faixa que mantém as características das antigas composições, sendo as pausas e preparação para o refrão o ponto forte da música. Muito boa!
12) God Song. Outra faixa que lembra as antigas composições, muito boa também. Embalada, ótima melodia e um solo de guitarra marcante. Quase um clássico, já que foi executada ao vivo diversas vezes.
13) 21st Century (Digital Boy). Com certeza o maior clássico do álbum, sempre muito executado pelo grupo e desejado pelo público. É uma faixa com as características dos próximos álbuns, já mais lenta, mas com uma ótima melodia e um refrão muito sing-a-long, além de possuir um belo solo de guitarra.
14) Misery And Famine. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, embalada, ótima melodia, sem frescura, palhetadas rápidas e um refrão marcante. Considero a parte C o grande destaque.
15) Unacceptable. Outra faixa que se assemelha às antigas composições, embalada, sem frescura, palhetadas rápidas, sendo a expressão vocal no final da faixa, já no seu fade out o grande destaque.
16) Quality Or Quantity. Uma música na linha das faixas do álbum Suffer, também muito boa. Sem frescura e embalada, apesar de possuir alguns trechos cadenciados.
17) Walk Away. Outra faixa muito boa! Esta música só não é melhor, pois considero que erraram no tom. Considero muito baixo, poderiam ter subido um tom, no mínimo, para que o vocal viesse com mais energia. As guitarras, com trocas rápidas de acorde, são o grande destaque, na minha opinião, além de possuir um solo que é a melodia da voz.
Escute o álbum e fique contra o grão!

Nenhum comentário :

Postar um comentário