segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Attaque 77 - Radio Insomnio (2000)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Argentina (Buenos Aires / Distrito Federal)
FORMAÇÃO:
Ciro Pertusi (Vocal, guitarra)
Mariano Martínez (Guitarra)
Tucan - Martín Bosa (Teclado, piano, sintetizador)
Luciano Scaglione (Baixo)
Leo De Cecco (Bateria)
.
Este é o oitavo álbum de estúdio, nono da carreira do grupo, lançado pelo selo BMG Ariola. É uma banda icônica do punk rock do país, porém considero este álbum bastante fraco, existindo 2 músicas realmente boas, 3 mais ou menos e outras quase ruins ou ruins! Como toda banda de punk rock da Argentina que se preze, a semelhança com Ramones sempre está presente, porém parece que aqui escolheram as músicas mais lentas do grupo para se inspirar! O álbum conta ainda com um cover e foi lançado por vários selos em diferentes países. É um álbum que se deve ouvir por respeito, mas não vá com muita sede ao pote, pois senão pode se decepcionar! O interessante é que é um álbum que possui uma concepção: uma rádio mundial que sintoniza no dial 77! Bem interessante a ideia, ainda mais que entre as faixas se ouve um suposto locutor de rádio de diferentes países anunciando a música a seguir. O álbum possui as participações de Reinaldo Maceo e Julio Pino no violino, José Martínez na viola, e Joaquín Ruíz no violoncelo.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Radio Insomnio. A primeira faixa é apenas uma introdução, como se fosse o começo do programa de rádio, uma apresentação.
2) Cosas Que Suceden. Sem sombra de dúvidas a melhor música do álbum. Realmente boa, não muito veloz, mas com uma energia que não se percebe nas demais faixas do álbum. O teclado dá um brilho a mais e a melodia em bloco das vozes no final da faixa é o grande destaque do arranjo. Realmente vale a pena ouvi-la.
3) Canción Inútil. Uma das músicas mais ou menos! Não é uma música ruim, mas também não é das mais empolgantes. O violão faz com que a faixa se torne mais fraca, mais pop. Mas tem uma levada interessante, que acaba tornando-a uma música bacana.
4) Autoestigma. Esta é mais pop, com contracantos e lá-lá-lás que evidenciam esta característica. Parece música de uma banda do anos 60 de yeah-yeah-yeah, à la Beatles! Não gosto muito, mas o refrão lembra um pouco de Ramones!
5) El Ciruja. Esta é a segunda melhor música do álbum. O teclado dá um clima introspectivo para a composição, que começa em um clima bem sombrio, aliás, a introdução é a melhor parte da música, me lembra bastante o álbum All By Myself do Rikk Agnew! Este clima não se mantém, mudando a ideia após a entrada da voz. De qualquer forma, vale a pena conferir esta faixa!
6) Vacaciones Permanentes. Uma das piores músicas do álbum, lenta e com nada de interessante. O teclado, que na faixa anterior foi destaque positivo, nesta é um destaque negativo, acaba estragando mais ainda a faixa. Não vale a pena ouvi-la!
7) Caballito De Hierro. Esta é outra das mais ou menos do álbum. Ela tem um ar de lamentação que dá toda intenção da composição. É possível perceber o clima intimista dos músicos no momento de gravá-la. Vale a pena conferir!
8) El Pobre. Uma das músicas de trabalho do álbum, possuindo, inclusive, videoclip. É uma música lenta, mas que lembra bastante as bandas de punk rock britânicas. Quase uma balada. Não me agrada, mas não chega a ser ruim. Boa melodia e bem punk rock, quase que de cartilha!
9) Beatle. Outra música de trabalho do álbum que também tem videoclip. Como o nome já diz, esta música se parece muito com Beatles, o que, ao meu gosto, automaticamente se torna uma música ruim. O violão ajuda a piorar a faixa que, como já disse, se parece muito com Beatles.
10) El Camino. Estamos dentro de uma seqüência ruim do álbum, talvez a pior, mesmo que esta é a faixa que tem o arranjo dos instrumentos de arco. Outra música ruim, lenta e depressiva, uma balada para cortar os pulsos, com o violão ajudando a piorar a faixa, que é realmente ruim, não aconselho ninguém a ouvir.
11) Debilitándonos. Outra faixa bem ruim. Na verdade esta tem características de pós punk, um pop pós punk, na verdade! Lenta e depressiva, mas com o instrumental que tenta contrapor a esta tendência. Realmente ruim, não aconselho a ouvir!
12) Silent Hill. Aqui já melhora um pouco, mas não muito! Lembra um pouco música de natal, mas algumas variações. Música de natal punk rock! Não é das melhores, mas não chega a ser ruim, nada de mais!
13) Resistiré. Esta faixa é um cover. A música foi composta por José Luis Campuzano, Armando De Castro, Carlos De Castro, e Carolina Cortés, gravada originalmente em 1982 pelo grupo Barón Rojo. Na verdade é uma nova versão, pois não se parece em nada com a original. De um heavy metal a um reggae, simples assim. Bem criativo, vale a pena conferir para quem tem conhecimento da versão original.
14) Jodie. Esta música foi composta pelo antigo baixista do grupo e quem assumiu os vocais foi Mariano Martínez, mas mesmo assim é uma música bem fraquinha. Lembra as baladas do Ramones! Não me agrada muito, mas não chega a ser insuportável.
15) Espiral De Silencio. Esta música já é mais embalada, mas também não considero das melhores, ainda é muito alegre, porém já melhora bastante! Nada de mais, uma música trivial, mas bacana, interessante, não mais do que isso.
16) Nuestros Años Felices. A outra música mais ou menos do álbum, mas esta é quase boa! Creio ser esta a faixa mais parecida com Ramones de todo o álbum. Acho bem interessante esta composição, principalmente devido ao seu final, se tornando a música ideal para finalizar o álbum, já que o jogo de vozes e a harmonia nos remetem a isso.
Confira a rádio mundial sintonizada no 77 de seu dial, mesmo sendo este um disco lento, e curta uma das bandas referência do gênero no país sul americano!

Nenhum comentário :

Postar um comentário