segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Argies - La Frontera (2001)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Argentina (Rosário / Santa Fe)
FORMAÇÃO:
David Balbina (Vocal, guitarra)
Gustavo Pankozo (Guitarra)
Andres Pralong (Baixo)
Héctor Pampa (Bateria)
.
Este é o terceiro álbum do grupo lançado através de uma parceria entre dois selos: Cabriten Panchen e Combative. Já havia comentado sobre este álbum em 2010, confira! O curioso é que a banda começou em 1984 e este é apenas o terceiro álbum! Eles levaram 12 anos para lançar seu primeiro álbum. É uma boa banda de punk rock, bastante influenciada pelo punk britânico, mas também muito por Ramones (como toda boa banda de punk rock argentina!), além de possuir elementos de ska ou ritmos latinos, bem como muita pegada de rock. Gosto bastante do álbum, tem duas músicas sensacionais, daquelas que faz o cara querer ouvir de novo, e as outras são boas, mas não tanto! O interessante do grupo é que, com exceção de David Balbina, os músicos estão sempre entrando e saindo do grupo conforme suas vontades, funciona quase como uma cooperativa! Vale  pena ouvir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Señales Difusas. Esta, na minha opinião, é uma das duas melhores músicas do álbum, realmente muito boa, muito em função do refrão, não que as outras partes não sejam boas, mas não como o refrão. No mais é uma música embalada, mas não veloz, com um bom trabalho de dinâmica. Vale a pena ouvir!
2) Cuerpo A Cuerpo. Boa música, bem ao estilo do punk rock britânico, como bandas como 999 ou Stiff Little Fingers. Um refrão sing-a-long e a tonalidade no modo maior, a torna uma música alegre, com destaque para o arranjo antes do solo.
3) El Último Engranaje. Esta já tem influência de ska. Muito boa música, um ska-punk com leves pitadas de rock. Uma frase da guitarra que se mantém pela parte A valoriza este arranjo, que a parte ska da música, enquanto o refrão já é mais ao estilo punk rock.
4) Optimistas: Despierten!. Música ao estilo Ramones! O refrão foge desta ideia e se assemelha mais a um punk rock britânico. Boa música, mas com nada de especial apesar do esforço da guitarra, que não para de frasear!
5) Mi Pulso. Esta composição também tem influência de ska, embora a melhor referência talvez seja um Clash! O refrão é muito bacana e, para mim, é o ponto forte da música. Dois acordes, mas executados de maneira aberta pela guitarra, dão todo brilho para a composição.
6) Cada Pieza En Su Lugar. Esta é, na minha opinião, a melhor música do álbum e, talvez, da carreira do grupo. Excelente composição, com energia, refrão sing-a-long e constantes frases de guitarra. É obrigatório ouvir esta música, não pode deixar passar, com certeza não irá se arrepender!
7) En Navidad. Um punk rock bem trivial, no estilo das bandas britânicas, mais uma vez. Não tenho certeza, mas acho que esta tem outro cantor, o que, aliás, se torna o ponto fraco da faixa. Não é uma má composição, onde destaco o refrão.
8) La Frontera. Muito boa música, em especial pelo refrão. Outra no estilo punk britânico, com o refrão possuindo acentos no contratempo que dão todo o brilho, apesar de que o arranjo da música foi bem pensado. Muito boa faixa!
9) Arar Lo Arado. Uma das melhores do álbum! Esta tem influência de ritmos latinos, possuindo um swing característico que dá todo um embalo para a música, sendo o ponto alto da composição. A guitarra tem uma frase que se repete, quando não há voz, que também deve ser destacado, pois é uma frase que fica na mente!
10) La Espera. Esta começa bastante embalada, talvez a música mais embalada do álbum, mas não tem nada de especial apesar das frases da guitarra e dos eventuais trechos com a caixa da bateria dobrada.
11) El Último Que Cierra. Esta tem uma mistura de influência de ska e ritmos latinos. Creio ser a música que menos me agrada, mas ainda assim é uma boa faixa. É mais leve que as demais, mas tem uma boa melodia do vocal.
12) Cuna Espléndidad. Última faixa do álbum mantendo o padrão de se assemelhar com as bandas britânicas de punk rock, embora percebe-se eventuais trechos com influência de Ramones. Não é ruim, mas também é uma das piores do álbum, junto com a faixa anterior.
Ouça o punk rock cooperativo dos argentinos na versão La Frontera!

Nenhum comentário :

Postar um comentário