quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Äpärät - Demo (1982)

GÊNERO: D-Beat
ORIGEM: Finlândia (Seinäjoki / Ostrobothnia)
FORMAÇÃO:
Ipe (Vocal)
Junnu (Guitarra)
Kuju (Baixo)
Antero (Bateria)
.
Este é o primeiro registro do grupo, que veio a lançar seu primeiro Ep em 1985, sendo estes os únicos lançamentos da década de 80. É um hc / punk bem característico das bandas do país, lembrando Terveet Kädet ou Kaaos. A qualidade da demo não é muito boa, porém é possível ouvir todos instrumentos. A qualidade técnica dos músicos também não é muito apurada, sendo a bateria o destaque, a guitarra fazendo seu papel, com tudo no lugar certo, porém o baixo é o destaque negativo, muito ruim, ele tenta acompanhar a guitarra mas não consegue, ficando em um ritmo isolado dos demais, enquanto que o vocal, bem... digamos que ele grita bem! De qualquer forma a energia toma conta das composições, existindo, inclusive, um cover!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Nussinut. Esta é, na minha opinião, a melhor faixa da demo, um excelente riff de guitarra, com a bateria embalada e o vocal bem enérgico, mas até certo ponto, grave. O ponto fraco é o baixo fora do ritmo e errando os compassos. Vale a pena conferir!
2) Mutto On Aukialla. Muito boa faixa, porém muito curta, parece mais uma introdução, quando parece que a música vai começar, ela acaba! De qualquer forma é embalada, iniciando só com a bateria.
3) Vittu Vanhemmat - Viina. Esta é a faixa mais trabalhada da demo, iniciando lenta para acelerar depois. O estilo dela lembra um pouco Farmyard Boogie do Chaos Uk. Mais uma vez o baixo é o destaque negativo.
4) No Woman, No Cry. Esta é a faixa que finaliza a demo, e é, na verdade, um cover do Bob Marley, lançado originalmente em 1974 pelo grupo Bob Marley & Wailers. Esta é uma versão que não lembra em nada a original, a letra não existe, sendo cantado (ou gritado) apenas o título da música! O curioso desta composição é que Bob Marley deu os créditos para Vincent Ford, este servia sopa para os mais necessitados em uma cidade chamada Trenchtown, na Jamaica, o qual usou a verba para aumentar seu trabalho.
Curta a Demo de um dos pioneiros do punk no país escandinavo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário