quarta-feira, 19 de junho de 2013

Califórnia - XII Califórnia Da Canção Nativa Do Rio Grande Do Sul (1982)

GÊNEROS: Rancheira / Milonga / Chimarrita / Chamamé / Vaneira
ORIGEM: Brasil (Uruguaiana / Rio Grande Do Sul)
ARTISTAS: Leonardo E Serranos / Marco Aurelio Vascolcelos E Posteiros / Leopoldo Rassier E Tiarajús / Eraci Rocha E Grupo Turuna / Luiz Carlos Borges E Grupo Ana Terra / Mário Barbará Participação Enio Rodrigues / Mário Barbará E Grupo Saracura / Cesar Scout Passarinho E Grupesquisa / Luiz Carlos Borges E Grupo Musicanto / Ivanize Rezende E Grupo / Marco Aurelio Vasconcelos E Posteiros / Eraci Rocha E Grupo
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e ternário e andamento médio de 100 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à variações de cadência, acentos deslocados do tempo forte, bem como eventuais pausas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura pouco elevada e extensão elevada, existindo frequentes contracantos e contrapontos, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia possui eventuais acordes de passagem oriundos de empréstimos modais ou tonais, bem como eventuais dissonâncias, existindo eventuais frases que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Coletânea lançada pelo selo Polyfar.
.
DESTAQUE: MARCO AURELIO VASCONCELOS E POSTEIROS - Descaminhos
Música com compasso quaternário, tonalidade de Am (Lá menor), e forma I-A-B-C-A-B-C-B-C. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à acentos deslocados do tempo forte, bem como eventuais variações de cadência, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada com um acorde de passagem oriundo da função de dominante, existindo eventuais frases da gaita que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo na introdução (I): i-V, em A: i-iv-V7-i, em B: i-iv-VI-III-V-VI-V-i, e em C: i-VII-VI-V7-i-VII-VI-V7-VI-V7-VI-V7-i. Sempre após C (exceto no final) existe uma ponte onde nada mais é do que a execução da introdução (I).

Nenhum comentário :

Postar um comentário