sábado, 16 de junho de 2012

Korpiklaani - Korven Kuningas (2008)

GÊNERO: Folk Metal
ORIGEM: Finlândia (Lahti / Päijänne Tavastia)
FORMAÇÃO:
Jonne Järvelä (Vocal, guitarra, mandolin)
Kalle Cane Savijärvi (Guitarra)
Juho Kauppinen (Acordeon, guitarra)
Jaakko Hittavainen Lemmetty (Violino, tin whistle, recorder, jouhikko, torupill, mandolin, gaita de boca)
Jarkko Aaltonen (Baixo)
Matti Matson Johansson (Bateria, percussão)
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O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais variações de cadência, antecipações, pausas e arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo eventuais acordes com a inclusão da terça, bem como frequentes riffs de guitarra e frases do acordeon, violino, tin whistle, recorder, mandolin, e gaita de boca que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a diversidade de instrumentos.
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DESTAQUE: Runamoine
Música com compasso quaternário, tonalidade de Gm (Sol menor), e forma A-B-C-A'-B-C-D-B-C-A'. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à variações de cadência, antecipações e arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo um acorde de passagem, em A, oriundo de empréstimo tonal, e uma variação tonal, em D, o qual está no segundo grau, bem como frequentes riffs de guitarra e frases do acordeon que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo em A: I-VI-VII-III-IV-VI/IV-VII-III-VI, em B: I-II-III-IV-VI-V-IV-VII, em C: I-III-IV-VI-V-III-IV-VII, e em D: II-III/II-IV/II-VI/II-II-III/II-IV-VII. Entre A e B existe uma ponte onde nada mais é do que a progressão V-VI-V-I.

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