sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Doors - Full Circle (1972)

GÊNERO: Rock Psicodélico
ORIGEM: EUA (Los Angeles - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Robby Krieger (Vocal, guitarra, harmonica)
Ray Manzarek (Vocal, teclado)
John Densmore (Bateria)
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O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 85 bpm. O ritmo possui certa densidade devido às variações de cadência, antecipações e acentuações fora do tempo forte, bem como arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha bastante, geralmente, por graus conjuntos, existindo saltos de até uma quinta de distância e frequentes improvisações, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia ajuda a ser caracterizada por eventuais frases, principalmente, da guitarra, existindo frequentes acordes de quinto grau com função de dominante. Destaque para as participações de Charles Lloyd, saxofone em Verdilac e flauta em The Piano Bird; Jack Conrad, Chris Ethridge, Charles Larkey e Leland Sclar, todos tocando baixo, sendo o primeiro em 4 Billion Souls, Good Rockin', The Piano Bird, e The Peking King And The New York Queen, o segundo em Get Up And Dance, o terceiro em Verdilac, e The Piano Bird, e o querto em Hardwood Floor, The Mosquito, e It Slipped My Mind; e Chico Batera e Bobbi Hall tocando percussão em The Piano Bird e The Peking King And The New York Queen, ambos, enquanto o segundo perticipa de Verdilac.
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DESTAQUE: The Mosquito
Música com compasso quaternário, tonalidade de Em (Mi menor) e forma A-B-A-C-C'-C-C''-D-D'-C-C'''. O ritmo possui certa densidade, principalmente em C e D devido às variações de cadências e improvisações, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendoa as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada com frequentes riffs e frases que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo executada com eventuais acordes e notas de passagem, estes devido à dissonâncias ou função de dominante (quinto grau em A), sendo em A: V-i, em B: i, em C: i-VII-i, e em D: i. B, C e D têm o primeiro grau caracterizado por riffs, porém todos diferentes.

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