quarta-feira, 23 de junho de 2021

Negative FX - Government War Plans EP (2003)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: EUA (Boston-S.C. / Massachusetts)
FORMAÇÃO:
Jack Kelly (Vocal)
Patrick Raftery (Guitarra)
Rich Collins (Baixo)
Dave Brown (Bateria)
.
Este é o primeiro EP, e segundo trabalho, lançado pelo grupo, através do selo Distortions. Embora o EP tenha sido lançado em 2003, a gravação é de uma fita demo de 1982. Um dos poucos registros do grupo, já que ele existiu por apenas 1 ano, de 1981 a 1982, tendo em seu "currículo" apenas 5 apresentações ao vivo. Mesmo com pouco tempo de duração, o grupo foi bastante influente na cena underground, mais precisamente do movimento straight edge, especificamente na região de Boston, ajudando a criar uma cena reconhecida na região. As faixas, em sua grande maioria, são velozes, com pouco tempo de duração, os músicos possuem pouca técnica, mas compensam com muita energia, trocas rápidas de acordes, com arranjos pouco trabalhados, sendo o ponto fraco, na minha opinião, o vocal, que não apresenta uma boa linha melódica, além de que seu timbre de voz também não me agrada. Já havia feito uma resenha sobre este EP em 2011, confira aqui! Outra curiosidade é que o nome do grupo inspirou o grupo NOFX a criar seu nome. É um bom EP, com muita energia, nenhuma composição muito especial, mas, ainda assim, com boas composições. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Government War Plans. O EP inicia com uma das faixas que considero das melhores. Bastante veloz, com trocas rápidas de acorde, vocal bastante enérgico, possuindo apenas duas partes, ambas com arranjos simples.
2) IDNTFS. Outra boa composição, com destaque para as frequentes pausas, no mais, esta é uma composição com trocas rápidas de acordes e, também, veloz. Arranjo simples, mas compensado pela energia.
3) Feel Like A Man. Considero esta a melhor faixa do EP, a mais lenta até então, com trocas rápidas de acorde, arranjo bem simples, possuindo 2 partes e muita energia!
4) Negative FX. Outra boa composição, bastante veloz, com trocas rápidas de acorde, frequentes backing vocals e muita energia. Podemos dizer que esta é uma composição bem minimalista.
5) VFW. Considero esta uma das melhores faixas do EP, também mais lenta que o habitual do grupo, trocas rápidas de acorde, arranjo bem simples, mas com tudo no lugar, possuindo, mais uma vez, uma ideia bem minimalista.
6) Protester. Outra faixa bem veloz, com, mais uma vez, trocas rápidas de acorde, pouca duração, muita energia, inciando com a bateria executando o arranjo da primeira parte.
7) Nuclear Fear. Esta faixa inicia mais mais lenta, com um arranjo pouco embalado, porém, logo em seguida, surge a velocidade, com, mais uma vez, trocas rápidas de acorde e muita energia.
8) I Can't Take It Anymore. O EP finaliza com a faixa mais lenta e mais "viagem", com arranjo de guitarra praticamente inexistente, existindo, inclusive, frequentes microfonias oriundas da (ausência) de guitarra. Uma intenção bem reggae, executada pelo baixo e bateria.
Ouça o EP e conheça os planos de guerra do governo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário