quinta-feira, 2 de abril de 2020

Historia Del Crimen - Perverso Romeo (2004)

GÊNERO: Rockabilly
ORIGEM: Argentina (Buenos Aires / Distrito Federal)
FORMAÇÃO:
Flavio Casanova (Vocal, guitarra)
Sam (Guitarra, violão)
Nico Valle (Baixo acústico)
Tano Maffia (Bateria)
.
Este é o primeiro, e único, álbum lançado pelo grupo, através do selo Quatro K, e foi gravado no estúdio Ion. É um álbum de rockabilly, este é o estilo, sem nenhuma outra influência mais evidente. As faixas não são velozes, mas todas são embaladas, possuem um bom swing e remetem bem aos grupos do gênero das décadas de 50 e 60. O vocal grave, e o slap do baixo acústico, apesar de não muito evidente, são os grandes destaques do álbum, que, ainda, possui duas faixas cover. O curioso é que o kit da bateria é bem pequeno, apenas bumbo, ride e caixa, e o timbre da gravação relembra bem 40 ou 50 anos atrás! Diversos músicos convidados participaram deste álbum, tocando outros instrumentos fora os da formação original da banda. É um bom álbum, o grupo teve uma duração de menos de 10 anos, sendo, este álbum, lançado um ano antes do grupo terminar, registrando, assim, o último trabalho do grupo. 
.
FAIXA A FAIXA:
1) Hot Rod. O álbum inicia com um rockabilly sem por nem tirar! Refrão sing-a-long, com riffs de guitarra entre as frases de voz, e possui a participação de German Weidemer tocando piano. O refrão, o piano, os slaps e os riffs são o destaque da composição.
2) Poison Heart. Eis que surge o primeiro cover do álbum! Esta é uma música composta por Dee Dee Ramone e Daniel Rey, gravada, originalmente, pelo grupo Ramones, em 1992. É uma ótima versão, tanto que considero esta faixa uma das melhores do álbum. É uma versão bem rockabilly, mas mantém-se fiel à versão original no que diz respeito à harmonia e melodia, mantendo um timbre de voz bastante semelhante ao original, também.
3) Una Noche Especial. Mais um rockabilly clássico, mantendo as mesmas características do gênero. Menos guitarras, mais intimista, embora não muito, com um bom arranjo no refrão, muito reverber e ótimas frases de guitarra. A faixa conta com a participação de Pablo Fortuna tocando saxofone.
4) Vuelo Nocturno. Considero esta a melhor faixa do álbum. Harmonia simples, bem comum, mas que sempre funciona! O destaque está no desenho melódico da voz e na intenção e expressão, em especial no refrão, o grande destaque, na minha opinião.
5) Psychoparty. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Bastante intimista, esta é uma faixa instrumental, o que me agrada bastante! Muito uso de tremolo, esta, pode-se dizer, possui pitadas de jungle.
6) Enciende Un Cigarrillo. Esta faixa possui influências de country, mas continua sendo um rockabilly. Mais lento e com uma das guitarras executadas com abafado, o destaque está no baixo, existindo, também, um refrão bem sing-a-long.
7) Esta Noche. Talvez a faixa mais pop até então, devido à harmonia, principalmente. Ela conta com a participação de Ariel Aguilar tocando lap steel. O refrão é o grande destaque, deixando a sensação pop de lado, com um ótimo desenho melódico da voz.
8) La Chica De Fuego. Esta já soa bem mais rockabilly, sendo o destaque as frases da guitarra. Não é uma faixa ruim, mas também não tem nada de especial, apenas mais um rockabilly, bem trivial, mas nada ruim!
9) Little Pig. Eis que surge a segunda faixa cover do álbum. Esta é uma composição de Louis Mathis, e foi gravada, originalmente, por Dale Hawkins, em 1958. É um rockabilly bem dançante, com bastante swing e embalo, existindo a participação de Ariel Aguilar tocando lap steel. Um bom rockabilly, com um bom arranjo, principalmente devido às pausas.
10) Perverso Romeo. A faixa que dá nome ao álbum é uma das que considero das melhores, e é, também, a faixa de trabalho do álbum, pois possui videoclip de divulgação. Um pouco mais intimista, no modo menor, ela possui pitadas de psychobilly. Destaque para a melodia da voz e a intenção e expressão.
11) El Rey De La Noche. A faixa inicia com a linha de baixo, porém, logo após, os demais instrumentos aparecem. Um rockabilly clássico, com as guitarras mais contidas, não é uma má composição, mas não tem nada de mais. Destaque para as frases da guitarra.
12) Rock Espacial. A faixa inicia com efeitos que nos dão a sensação futurista, como se estivéssemos decolando em um espaço nave! Logo após os instrumentos surgem e a composição se torna um rockabilly, muito bom, por sinal, principalmente devido ao desenho melódico da voz. Uma ótima faixa.
13) Amor Felino. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Bem intimista, ela possui a participação de Sebastian Calvo tocando bandoneon. Ótima composição, com uma excelente expressão, o destaque está no desenho melódico da voz e frases da guitarra. Bastante uso de tremolo no arranjo, também.
14) El Garaje. O álbum finaliza com uma faixa bem rockabilly, existindo a participação de Ariel Rebel tocando guitarra, e Marcelo Roig (Pollo) tocando trompete. É uma faixa bem embalada e dançante, com um refrão sing-a-long, bem característico do gênero.
Ouça o álbum e conheça o perverso Romeu!

Nenhum comentário :

Postar um comentário