quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Gang Of Four - Yellow (1980)

GÊNERO: Pós Punk
ORIGEM: Inglaterra (Leeds - West Yorkshire / Yorkshire And The Humber)
FORMAÇÃO:
Jon King (Vocal, escaleta)
Andy Gill (Guitarra)
Dave Allen (Baixo)
Hugo Bumham (Bateria)
.
Este é o primeiro Ep lançado pelo grupo, após um álbum de estúdio, através do selo Warner Bros.. É um excelente Ep, com composições e arranjos bastante criativos, embora tenha classificado como pós punk, possui pitadas de new wave e jazz core. As músicas não são velozes, porém possuem elementos bem inesperados, assim como pausas, dissonâncias e frases rítmicas, muitas vezes, em sincronia, principalmente pelo baixo e bateria. O destaque está nos arranjos, composições e toda execução e expressão instrumental. Os membros não são exímios, tecnicamente falando, mas não são ruins, além de que tudo está no lugar! É um Ep que representa bem o início da carreira do grupo, na minha opinião, a melhor fase. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Outside The Trains Don't Run On Time. O Ep inicia com uma composição bem peculiar, já expondo a que o grupo veio! O destaque está nos arranjos da guitarra e do baixo, a bateria faz uma frase repetitiva, mas bem interessante.
2) He'd Send In The Army. Considero esta a segunda melhor faixa do Ep, muito interessante, em especial devido à inclusão do metrônomo, porém o mais bacana é que o pitch do metrônomo está no tempo 4 e não no 1, como de costume. Além disso, a frase do baixo e os acordes de guitarra merecem destaque, pois são bem originais e dissonantes.
3) It's Her Factory. Considero esta a pior faixa do Ep, apesar de não ser ruim. O interessante e destaque está na inclusão da escaleta. Talvez a composição mais new wave do Ep. Sem muitas dissonâncias na guitarra e frases melódicas no baixo, a composição se torna bem comum, sendo o destaque, além da escaleta, o arranjo, embora menos criativo que as faixas anteriores.
4) Armalite Rifle. Considero esta a melhor faixa do Ep, a mais embalada, a mais trivial, mas com uma ótima intenção. Lembra bastante MX-80 Sound, em especial devido ao vocal. Vale a pena conferir, o refrão sing-a-long também merece atenção!
Ouça o Ep e fique amarelo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário