quarta-feira, 13 de março de 2019

Disease - Fent De's Punk Una Amenaça A La Salud Pública (2003)

GÊNERO: D-Beat
ORIGEM: Espanha (Palma De Mallorca / Ilhas Baleares)
FORMAÇÃO:
Fede (Vocal)
Tomeu (Guitarra)
Keni (Baixo)
Toni (Bateria)
.
Este é o primeiro e único álbum lançado pelo grupo, através de diversos selos, os quais Tupa-Tupa, Cry Out, Punk Away, Grita O Muere, A.C., La Plana Arde, e Kremón. O álbum foi gravado no estúdio Sonic Temple. É um D-Beat com vocal mais escrachado que raivoso, mas ainda assim mantém as características do gênero, como velocidade, troca rápida de acordes, muito embalo, e bastante drive na voz. Os músicos não são muito técnicos, mas tudo está no lugar, apesar de às vezes, parecer que não. O curioso é que as músicas são cantadas em três idiomas: espanhol, inglês e catalão. O álbum ainda conta com uma faixa cover. Foi uma banda que durou pouco, mas deixou o seu registro!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Cremen Es Conservatori. O álbum inicia com uma introdução falada, creio ser de um filme, logo após, o petardo inicia: muita velocidade, troca rápida de acordes e muito embalo!
2) No Hay Tiempo (T.C.T.). Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Ela inicia como uma continuação da primeira faixa, porém esta acaba agradando mais, principalmente, devido à parte A. No mais, mantém as mesmas características do genero.
3) Play DIS Or Die. Considero esta a melhor faixa do álbum, sem frescura, trocas rápidas de acordes, embalo, e ainda conta com solo e riff de guitarra!
4) Afghanistán. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Um pouco mais lenta que as anteriores, mas com um ótimo embalo, além de boa progressão harmônica.
5) Encen My Cor And Fire. A música inicia apenas com a bateria, enquanto os instrumentos vão entrando aos poucos. Mais uma vez, um ótimo embalo, mas não é das mais velozes. Uma boa faixa, mas nada empolgante.
6) Muerte. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Ela possui uma introdução bem interessante, com os acordes arpejados pela guitarra, um vocal recitado e uma bateria tribal. Logo após, o petardo aparece! A progressão harmônica é o destaque, na minha opinião.
7) Bin Laden Är Hemma. Outra faixa bem veloz, mas mais "bagunçada", principalmente, devido à voz, que está bem escrachada, até por ser bem rápida a pronúncia das palavras.
8) Traktor Bomba. Mais um petardo bastante veloz, e, mais uma vez, com vocal escrachado. A parte C possui um trecho cadenciado, mais lento, dando uma boa variação de dinâmica.
9) It's An Action. Eis que chega o nosso cover! Esta é uma composição do grupo Poison Idea, lançada, originalmente, em 1983. Apesar de ser um hardcore old school, o arranjo se parece bastante com D-Beat. O arranjo de bateria e a troca rápida de acordes são o destaque.
10) Get Out From Prison. Mais um petardo. Lembra, até, a faixa anterior. Apenas lembra. Mais uma vez o vocal está escrachado. O grande destaque está no solo de guitarra.
11) Mallorca Podrida. Esta não é tão veloz quanto à maioria das faixas, mas tem um ótimo embalo e uma excelente troca de acordes, na parte A. Na parte B, a composição fica mais "bagunçada". E mais veloz!
12) John Deere In N.Y.. A composição inicia com uma fala, como no início do álbum, logo em seguida, os instrumentos aparecem e a composição se mantém com as mesmas características das demais faixas.
Ouça o álbum e confira se estão fazendo do punk uma ameaça para a saúde pública!

Nenhum comentário :

Postar um comentário