quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Cock Sparrer - Back Home (2003)

GÊNERO: Oi!
ORIGEM: Inglaterra (Londres / Londres)
FORMAÇÃO:
Colin McFaull (Vocal)
Mick Beaufoy (Guitarra)
Daryl Smith (Guitarra)
Steve Burgess (Baixo)
Steve Bruce (Bateria)
.
Este é o terceiro álbum ao vivo do grupo, lançado pelo selo Captain Oi!, após 5 álbuns de estúdio. Já havia feito uma resenha sobre este álbum em 2013, confira aqui. É um bom álbum, mostra que o grupo estava bem ensaiado para esta turnê, tudo no lugar, com os integrantes sabendo o momento de trabalhar com as dinâmicas e com as intenções. Afinal, eles já estavam na ativa há mais de 30 anos! O álbum contém os grandes clássicos do grupo e um pouco mais,entre eles um cover,  mas o que aparece em peso mesmo, é o álbum Shock Troops, já que apenas 2 faixas deste álbum não estão no repertório ao vivo. Para quem não conhece o som, digamos que o grupo é a principal referência para o gênero, não só pelo prestígio, mas também pelo tempo de estrada, sendo um dos primeiros grupos (se não o primeiro) do gênero a existir. Os músicos não têm grande técnica e as músicas não são velozes, mas com muitas faixas sing-a-long, existindo, inclusive, músicas que são cantadas em estádio de futebol pela torcida, na Inglaterra.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Riot Squad. O álbum inicia com uma gravação, como se fosse a introdução do show, algo parecido com uma abertura de novela! Logo após a guitarra começa com as duas notas que entregam que música virá! Boa faixa, com um refrão bem sing-a-long.
2) Watch Your Back. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Gosto muito da parte A desta música, tanto pela harmonia quanto pela melodia. A parte B, apesar de não ser tão bacana quanto a parte A, também tem seu valor! Lembra um pouco de UK Subs!
3) Working. Mais uma faixa que mantém o mesmo estilo das demais, com uma ideia harmônica bem rock 'n' roll, fosse menos "quadrado", ritmicamente falando, e mais "swingado" e seria um típico rock 'n' roll!
4) Teenage Heart. Esta faixa já é um pouco mais embalada, também bem rock 'n' roll. Aliás, é uma boa faixa, bem trabalhada, apesar de simples, mas com as guitarras sendo o grande diferencial.
5) What's It Like To Be Old?. Aqui o embalo volta a ser como as faixas anteriores, ou seja, mais na manha, mas, para variar, com um refrão bem sing-a-long. Um típico punk Oi!
6) Closedown. Outra faixa que considero das melhores! Ela inicia com uma ótima frase da guitarra, mantendo uma intenção harmônica bem tensa na parte A, como se nos preparasse para o repouso. O refrão já é mais trivial, sendo a parte A o grande destaque.
7) Get A Rope. A faixa inicia de uma maneira que funciona muito bem em shows. Caso fosse em estúdio, e já seria longo demais. No mais, a faixa é mais uma que mantém as características típicas do punk Oi!
8) Argy Bargy. A faixa possui, na introdução, uma harmonia bem interessante executada em stacatto. Na verdade, esta é a harmonia do refrão! No mais mantém aquela harmonia e intenção bem rock 'n' roll.
9) Run Away Johnny. Gosto bastante desta faixa, com um refrão bem sing-a-long, típico de bandas punk inglesas. A parte A não agrada muito e o final do refrão deixa-o muito alegre.
10) Tough Guys. Outra faixa que considero das melhores do álbum, talvez a primeira que tem uma linha de baixo desenhada, mesmo que simples e sempre igual! A preparação para o refrão é bastante interessante, enquanto o refrão é aquele bem sing-a-long, como a maioria das faixas!
11) Take 'Em All. Esta é a faixa que cantam nos estádios de futebol! Ótima faixa, um ótimo exemplo para definir o gênero ou apresentá-lo a alguém que não conhece! Perfeita para se cantar num bar bebendo cerveja!
12) A.U.. Outra faixa que considero das melhores. Talvez a faixa mais agressiva de todo álbum, a que tem mais fúria no seu arranjo. Assim como a faixa de abertura, a guitarra mantém um ostinato, porém com mais de duas notas, por um pequeno trecho.
13) Don't Blame Us. Uma composição bem alegre, também perfeita para se curtir em um bar tomando cerveja. A frase da guitarra lembra abertura de desenho animado dos anos 70! Um jogo de dinâmica bem destacado entre as partes.
14) I Got Your Number. Mais uma faixa que mantém as mesmas características clássicas do gênero: harmonia bem rock 'n' roll e refrão sing-a-long com andamento não muito acelerado.
15) Because You're Young. Esta faixa é uma que se parece com outro hino de bar! Bem sing-a-long, com um bom desenho melódico, é perfeita para se cantar e beber!
16) Secret Army. Boa faixa. Com a introdução executada com pausas e refrão bem trivial. Esta é outra faixa que se parece com UK Subs!
17) Where Are They Now?. Mais um hino de bar! Porém esta não é toda sing-a-long, apenas o refrão, como de costume para o gênero! As mesmas características das demais faixas.
18) Runnin' Riot. Talvez o grande clássico do grupo e, com certeza, na minha opinião, a melhor composição do grupo. Simplesmente excelente! A introdução é excelente devido à frase da guitarra, a parte A é excelente, principalmente devido aos acentos e ataques nos pratos e o refrão? Bom, o refrão é todo ele excelente! Não deixe de conferir!
19) Sunday Stripper. Depois da melhor faixa, vem a pior do álbum, na minha opinião! Enquanto a faixa anterior motivava, esta pede para quem está curtindo, descansar. É um punk Oi! com cara de blues e refrão sing-a-long. O destaque está na ponte entre a parte A e o refrão.
20) Chip On My Shoulder. Muito boa faixa, já mais embalada, com uma ótima harmonia, é uma pena que o refrão não mantém a mesma pegada da parte A.
21) White Riot. Eis que chega a faixa cover! Esta é uma música composta por Paul Simonon e Joe Strummer, gravada pelo grupo Clash em seu primeiro álbum, em 1977. Talvez a música mais tocada do Clash, principalmente se pensarmos apenas em bandas de punk rock!
22) England Belongs To Me. Se Runnin' Riot não for a música mais conhecida dp grupo, com certeza o posto fica com esta faixa aqui! Boa música, com um refrão sing-along, a música serve de tema de abertura para alguns lutadores ingleses de MMA entrarem no octógono!
23) We're Coming Back. O álbum fecha com outra música muito boa, a qual considero uma das melhores do álbum. Também bem clima de bar com cerveja! Música toda sing-a-long!
Ouça o álbum e volte ao lar!

Nenhum comentário :

Postar um comentário