domingo, 8 de dezembro de 2013

Jungle Exotica - Volume 2 (1999)

GÊNEROS: Tribal / Twist / Rock 'n' Roll / Surf Music / Jazz / Salsa
ORIGEM: Alemanha (Hamburgo / Hamburgo)
BANDAS: Nite Cats / Chaos Inc / Bob Taylor / Tides / Scouts / Red Rogers / Davey Cortez / Saxons / Pasquale & Lunar-Tiks / Ole Miss Down Beats / Gaynighters / Treble-Tones / Grand Preez / Five Notes / Gabriel & His Angels / Whips / Mohammed & His Robed Rockers / Sheiks / Puddle Jumpers / Saucers / Individuals / Merits / Mad Man Jones / Delcos / Arabian Knights / Fabulous Cyclones / Parisians
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 100 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à variações de cadência, pausas, acentos deslocados do tempo forte ou contratempo, antecipações, bem como arranjos específicos da percussão, em especial das congas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão elevados, existindo saltos de até duas oitavas de distância, mantendo as notas da tonalidade como referência. A harmonia possui eventuais acordes de passagem, bem como frequentes frases do baixo que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Coletânea lançada pelo selo Strip Records.
.
DESTAQUE: GABRIEL & HIS ANGELS - Hey
Música com compasso quaternário, tonalidade de Gm (Sol menor), e forma I-A-B-A-B'-A-B''. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à acentos deslocados do tempo forte e pausas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura elevada e extensão pouco elevada, baseando-se na escala de Sol menor harmônica, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada com um acorde de passagem oriundo de empréstimo modal devido à função de dominante, sendo em A: I-VII-VI-V, e em B: I. Sempre antes de A existe uma ponte onde nada mais é do que a execução do acorde do quinto grau de maneira pausada. A introdução (I) nada mais é do que a ponte seguida da harmonia de B.

Nenhum comentário :

Postar um comentário