sábado, 1 de abril de 2023

X Clan - Return From Mecca (2007)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
Brother J - Jason Hunter (Vocal)
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Este é o terceiro álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Suburban Noize. É um bom álbum, o primeiro após o hiato de mais de 10 anos, 15 anos após o lançamento do seu segundo álbum. O álbum possui boas composições, com intenções variadas, bem como as expressões, em especial da voz. Algumas faixas possuem embalo, mas apenas algumas, possuindo arranjos que ora lembram o início dos anos 90, mas, também, ora lembram mais os arranjos do início dos anos 2000, existindo eventuais trechos com scratches, além de manter uma intenção de groove constante, do início ao fim do álbum. Apenas um integrante da formação original do grupo se faz presente no álbum, já que dois antigos membros já haviam falecido e o terceiro não participou do trabalho. Sem uma formação fixa, o integrante contou com a participação de diversos produtores, responsáveis pelos arranjos e mixagens das faixas, sendo eles: DJ Fat Jack, Quazedelic, DJ Khalil, Bean One, Ultraman, Jake One, Proh Mic, DJ Quik, J. Thrill, ACL, P. Shevelin, Damian e Stephen Marley, e Tech N9ne. Além dos diferentes produtores, o álbum conta com diversas participações, algumas de alguns dos próprios produtores, mas, também, de outros nomes, são eles: Quazedelic, RBX, KRS-One, Jah Orah, Chali 2NA, Hannah Barbera, Abstract Rude, YZ, Daddy X, Tri State, Jacoby Shaddix e Damian Marley. O álbum possui uma faixa com videoclipe de divulgação, além de uma faixa bônus. É um bom álbum, com uma ótima produção, porém, na minha opinião, não se compara com os dois primeiros álbuns da carreira do grupo, embora possua algumas excelentes composições. A questão é que as produções mais "modernas", com arranjos inspirados nas composições do gênero dos anos 2000, acabam não me agradando muito, existindo uma boa seqüência de faixas com estas intenções. Um bom álbum, o qual, filtrando as faixas, se torna um excelente álbum, sendo um retorno, do grupo, em "grande estilo", vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) X Clan Album Intro. O álbum inicia com uma faixa que tem a intenção de ser uma abertura para o álbum, a qual possui diferentes efeitos sonoros no fundo de um discurso, produzida por DJ Fat Jack.
2) Aragorn. Esta é uma boa faixa, a qual possui uma excelente linha de baixo, bem como um bom groove, sendo este o grande destaque, na minha opinião, valorizando os graves, embora possua um arranjo bem simples. Produzida por Quazedelic.
3) Voodoo. Esta é uma das faixas que considero das melhores do álbum, a qual possui um ótimo groove, além de uma frase do baixo em evidência, a qual é, na minha opinião, o grande destaque. O arranjo possui boa criatividade, apesar de não muito complexo, com timbres que remetem mais à "Era digital" dos anos 2000, sendo uma produção de DJ Khalil, com participações de Quazedelic e RBX.
4) Hovercraft Intro. Mais uma faixa que é apenas uma vinheta, servindo de introdução para a faixa seguinte, sendo um discurso sobre um acompanhamento de strings, o mesmo arranjo da faixa seguinte.
5) Why U Doin That?. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui um bom groove, apesar de não muito complexo, sendo o destaque, na minha opinião, a intenção e progressão harmônica, embora o arranjo mereça atenção. Produzida por Bean One.
6) Weapon X. Esta é a faixa que possui videoclipe de divulgação, e é, também, a que considero a melhor do álbum. O clipe mostra Brother J cantando a faixa em diferentes locais urbanos, com participações de pessoas ao fundo, bem como eventuais dançarinos. Com um excelente groove, uma ótima linha de baixo, além de um excelente arranjo, repleto de scratches, o destaque, na minha opinião, está na intenção e expressão, lembrando composições do início dos anos 90. Produção de Ultraman.
7) Speak The Truth. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui, mais uma vez, um excelente groove, com uma linha de baixo bem minimalista, mas bem marcante, com arranjo que valoriza os graves. Esta é uma produção de Jake One, com participação de KRS-One.
8) Positrons. Aqui inicia a seqüência do álbum que menos me agrada. Com uma intenção bem anos 2000, valorizando timbres "eletrônicos digitais", com um acompanhamento rítmico pouco embalado e sem as, até então, linhas de baixo marcantes, esta é uma das faixas que menos me agradam no álbum. Produção de Quazedelic.
9) Mecca. Esta é outra faixa que pouco me agrada, mantendo as mesmas intenções "eletrônicas digitais" da faixa anterior, bem como o acompanhamento rítmico pouco embalado, com destaque para a intenção harmônica, destacada pela linha do baixo, a qual é bem simples. Uma produção de Quazedelic, com participação de Jah Orah.
10) Prison. Esta é uma faixa com intenção mais intimista, uma boa composição, a qual possui um bom arranjo, embora bem minimalista, mantendo uma intenção harmônica, bem como bons samples, o destaque, na minha opinião, embora o arranjo de trompete mereça atenção. Produzida por Proh Mic.
11) Atonement. Esta é outra faixa que me agrada pouco, possuindo uma intenção rítmica pouco embalada, além de manter intenções "caribenhas", possuindo um arranjo mais "suave", embora existam boas frases de guitarra. Produção de DJ Fat Jack, com participação de Jah Orah.
12) Brother, Brother. Esta é outra faixa das que considero das melhores do álbum, a qual possui um ótimo groove, com uma intenção bem anos 90, com destaque para o arranjo de sintetizador. Esta é uma produção de DJ Quik.
13) Funky 4 U. Mais uma boa faixa, a qual possui um bom groove, em especial devido ao arranjo do bumbo, embora o arranjo do baixo também ajude a valorizar este elemento. Aliás, aqui, mais uma vez, os graves são valorizados, sendo uma produção de Quazedelic, com participação de Chali 2NA.
14) Self Destruct. Esta é outra boa composição, a qual possui um bom groove, bem como uma boa intenção, além de um bom arranjo. A intenção harmônica, apesar de monocórdica, mantém a ideia de tensão, sendo, justamente, este o destaque, na minha opinião. Produzida por J. Thrill.
15) Space People. Uma boa composição, a qual, como o nome já sugere, trabalha com timbres que lembram algo "espacial" ou "futurista", além de possuir uma intenção mais "alegre" no seu arranjo, bem como um bom groove, o destaque, na minha opinião. Produzida por Quazedelic, o qual também participou como intérprete.
16) Trump Card. Esta é outra boa composição, a qual apresenta um ótimo groove, o destaque na minha opinião, possuindo uma progressão harmônica, no modo menor, bem comum: I-VII-VI-V, talvez a progressão ideal para treinar improvisos! O ponto negativo, na minha opinião, está no timbre escolhido para o acompanhamento, o qual deixou o arranjo com intenção mais "anos 2000", sendo uma produção de ACL e DJ Fat Jack, com participação de Hannah Barbera.
17) To The East. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui uma intenção mais intimista, em especial devido ao arranjo de violão, mas que fica "abafada" quando da participação do baixo, o destaque na minha opinião, o qual possui uma ótima linha, além de ser responsável pelo embalo da composição. Os eventuais scratches também merecem atenção. Produção de ACL e DJ Fat Jack, com participação de Abstract Rude e YZ.
18) Locomotion. Mais uma boa composição, a qual apresenta um bom groove, bem como uma boa linha de baixo, a qual ajuda a dar "peso" no arranjo, embora os graves não sejam tão valorizados quanto em algumas faixas anteriores. Produção de Proh Mic, com participações de Daddy X e Tri State.
19) Americans. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo a única que possui arranjo com guitarra distorcida, além de um refrão bem sing-a-long. A faixa possui um ótimo groove e uma intenção e timbres rítmicos que lembram bastante o início dos anos 90, sendo uma produção de P. Shevelin, com participação de Jacoby Shaddix.
20) 3rd Eyes On Me (Remix). Esta é outra boa composição, a qual possui um bom groove, bem como uma boa intenção harmônica, o destaque, na minha opinião, sendo o ponto negativo, mais uma vez, os timbres escolhidos. Produzida por DJ Fat Jack.
21) Culture United. Esta é, talvez, a faixa que mais destoa no álbum, isso devido à composição, apesar do timbre da bateria, ser mais um reggae do que um rap. Uma boa composição, que mistura bem os dois gêneros (reggae e rap), mantendo um bom groove, apesar do pouco embalo, sendo uma produção dos irmãos, filhos de Bob Marley, Damian e Stephen Marley. Damian, além de produtor, também participou da faixa como intérprete.
22) Respect. O álbum finaliza com uma faixa bônus, a qual não está creditada no tracklist do álbum. É uma ótima composição, apesar do timbre mais "anos 2000", a qual valoriza, mais uma vez, os graves, possuindo um excelente arranjo, bem como um ótimo groove, mantendo uma boa intenção harmônica.
Ouça o álbum no retorno de Meca!

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