quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Upset Noise - Vi Odio (1984)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: Itália (Trieste / Friuli Venezia Giulia)
FORMAÇÃO:
Sandro Zarotti (Vocal)
Fausto Franza (Guitarra)
Giorgio Macoratti (Baixo)
Fabrizio Fiegl (Bateria)
.
Este é o primeiro split, e primeiro trabalho, lançado pelo grupo, de maneira independente, e foi gravado no estúdio Oasis. Este é um split com o grupo, também italiano, Wafare?, porém, aqui, comento apenas sobre as faixas do Upset Noise. É um ótimo split, bastante veloz e repleto de energia, aliás, o destaque, na minha opinião, com composições embaladas e trocas rápidas de acorde, além de palhetadas rápidas, também. As composições possuem arranjos simples, mas bem interpretados, existindo eventuais trechos os quais os arranjos são mais trabalhados. Este é o único trabalho do grupo, lançado com esta formação, já que Sandro veio a deixar o grupo, e Giorgio veio a falecer no ano seguinte do lançamento do split. Este split está presente na coletânea Furious Italian Hardcore - HC 1, a qual fiz uma resenha sobre, em 2019, confira aqui. É um ótimo split, o início da carreira de um importante grupo do cenário HC italiano. Mesmo que estes vieram a seguir outros estilos anos mais tarde, o início demonstra toda influência e espontaneidade do hardcore nas interpretações das faixas. Para os adoradores do hardcore veloz, sem "frescuras", dos anos 80, vale a pena conferir, aliás, é um prato cheio!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Vuoti. O split incia com uma ótima composição, bastante veloz e embalada, com pouco movimento do desenho melódico da voz, porém, interpretado com muita energia. Composição sem introdução e com uma pequena ponte, ela possui forma binária (A-B) e palhetadas rápidas.
2) Mass Media. Outra faixa bastante veloz e embalada, sem introdução, trocas rápidas de acorde, existindo eventuais momentos em que os instrumentos, não em sincronia, executam pausas, o que deixa o arranjo mais interessante. O refrão é bem sing-a-long.
3) Morte Dal Cielo. Mais uma ótima composição, com um excelente riff na introdução, palhetadas rápidas, o destaque, na minha opinião, além de muita energia, baseada em uma composição veloz e embalada. Mantendo, mais uma vez, a ideia da forma binária.
4) Vita Militare. Esta é uma das faixas que considero das melhores do split, a qual possui uma excelente introdução, o destaque, na minha opinião, a qual não é muito veloz, mas possui um bom embalo e boas frases dos instrumentos de corda. Após a introdução, a composição mantém as características padrão do split: velocidade, embalo, forma binária, palhetadas rápidas e trocas rápidas de acorde.
5) Non Siamo Noi I Padroni. Considero esta a melhor faixa do split, em especial devido à sua introdução, o destaque, na minha opinião, não muito veloz, mas com um bom arranjo e boas frases dos instrumentos de corda. Após a introdução, a composição mantém as características padrão do split: velocidade, embalo, trocas rápidas de acorde, palhetadas rápidas e forma binária, com o adicional de possuir um refrão bem sing-a-long.
Ouça o split, já que te odeio!

Nenhum comentário :

Postar um comentário