sexta-feira, 27 de abril de 2012

Grave Digger - Tunes Of Wacken (2002)

GÊNERO: Heavy Metal
ORIGEM: Alemanha (Gladbeck / Nordrhein Westfalen)
FORMAÇÃO:
Chris Boltendahl (Vocal)
Manni Schmidt (Guitarra)
Hans Peter Katzenburg (Teclado)
Jens Becker (Baixo)
Stefan Arnold (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 105 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à variações de cadência, acentos deslocados do tempo forte e arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão elevados, existindo saltos de até uma oitava de distância, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo eventuais acordes com a inclusão da terça ou dissonâncias, executados, eventualmente, de maneira arpejada, existindo frequentes riffs de guitarra, bem como eventuais frases do teclado, que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos de guitarra por Manni Schmidt.
.
DESTAQUE: Heavy Metal Breakdown
Música com compasso quaternário, sem tonalidade definida, e forma I-A-B-A-C-A-B-A-C-A-C'-C''-C-Coda. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais pausas e acentos deslocados dom tempo forte em C' e C'', bem como arranjo específico da guitarra em A, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão elevados, existindo saltos de até uma quinta de distância, mantendo as notas da tríade da tonalidade em questão como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo duas ideias tonais: Am (Lá menor) em A e B, e Dm (Ré menor) em C, bem como um acorde de passagem oriundo de cromatismo em B, sendo em A: A5, em B: A5-G5-Cr-F5-C5, em C: D5-C5-Bb5-F5-D5-C5-Bb5-G5, e na Coda: D5-C5-Bb5-A5. A introdução (I) nada mais é do que A executado com arranjo diferente.

Um comentário :

  1. Nice post having excellent contents. I am pretty much pleased with your good work.I am very impressed with the article I have just read.Thanks a lot.

    ResponderExcluir