quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NOFX - The Longest Line (1992)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: EUA (Los Angeles - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Fat Mike Burkett (Vocal, baixo)
El Hefe - Aaron Abeyta (Guitarra, trompete)
Eric Melvin (Guitarra)
Erik Sandin (Bateria)
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O Ep possui músicascom compasso quaternário e andamento médio de 115 bpm. O ritmo apresenta certa densiadade, principalmente, devido à pausas de pequena duração, acentuações fora do tempo forte e variações de cadência, além de constantes síncopas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo eventuais acordes com a inclusão da terça, bem como frequentes intervalos de terça e riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos ritmicos.
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DESTAQUE: The Death Of John Smith
Música com compasso quaternário, tonalidade de Am (Lá menor) e forma I-A-B-C-D-A'-B-C-E-A''-B-C'-A'''. O ritmo é extremamente denso, existindo frequentes acentuações no contratempo, pausas de pequena duração e síncopas, além de existir uma variação de cadência em E, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados,mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é, quase toda, executada em power chords, existindo frequentes intervalos de terça e riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, além de eventuais acordes com a inclusão da terça e dissonâncias, estes, eventualmente, utilizados como acordes de passagem oriundos de empréstimo modal ou cromatismo, sendo na introdução (I): I5-VII-IV-VI5-III5-VII5-I5, em A: I5-III6/4-VII-I5-VI5-VII5-I5-VII5-Cr-I5-VI5-VII5, em B: I5-VI5-III-VII11(6), em C:VI5-III5-VII5-VI5-VII6-III5-VI5-VI5, em D: I5-III5-IV5-I5-VII-Cr-I5-VI5-I5-VII5-Cr, e em E: I5-VII5-IV5. Após introdução (I) existe uma ponte, onde nada mais é do que do que a progressão I5-VII-VI5-V7. Em A existe um riff de guitarra baseado na escala de Lá menor melódico, ou seja, com a inclusão da nota de passagem Fá#. Os acordes do terceiro grau e sétimo com 11ª invertido são executados de maneira arpejada. O riff existente em D é baseado na escala pentatônica menor de Lá.

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