sábado, 28 de março de 2009

Shades Apart - Eyewitness (1999)

GÊNERO: Pop Punk
ORIGEM: EUA (Bridgewater - Somerset / Nova Jersey)
FORMAÇÃO:
Mark V. (Vocal, guitarra)
Kevin Lynch (Baixo)
Ed Brown (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 100 bpm. Os instrumentos de corda estão afinados meio tom abaixo da afinação padrão. Ritmo com certa densidade, principalmente devido aos arranjos de Ed Brown, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha bastante, por graus conjuntos, possui extensão pouco elevada, com raras exceções, geralmente antes do refrão, não executando notas de passagem. A harmonia é executada, em parte, por power chords, em parte, por acordes com a inclusão da terça, com frequentes acordes de passagem, e eventualmente existindo acordes dissonantes devido à notas de passagem, pela guitarra, mas dificilmente possuindo uma função. Destaque para os arranjos de Ed Brown.
.
DESTAQUE: Valentine
Música com compasso quaternário, tonalidade de Ab (Lá bemol maior) e forma A-A'-B-C-A'-B-C-A''-A-B-C'. Ritmo pouco denso, porém sendo este elevado devido aos arranjos de Ed Brown, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha por graus conjuntos, mantendo as notas da tríade dos acordes como referência, com extensão pouco elevada, sendo esta maior em B. Harmonia executada, basicamente, por power chords, existindo exceções onde acordes com a inclusão da terça são executados, sendo A: I-ii-IV, em B: VI/ii-VI-II-VI/ii-VI-V, e em C: I-VI-VIb. A é executado por acordes com a inclusão da terça, assim como o último acorde de C (E-Mi maior), este oriundo de um empréstimo modal do sexto grau da escala homônima da tonalidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário