quinta-feira, 23 de junho de 2022

Skumdum - Det Vi Kan Bäst (2002)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Suécia (Skelleftea / Västerbotten)
FORMAÇÃO:
Pierre Klingstedt (Vocal, baixo)
Patrik Stenman (Guitarra)
Marcus Lindkvist (Guitarra)
Chris Tjärnlund (Bateria)
.
Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através do selo Morphine Lane. É um bom álbum que, embora tenha sido lançado nos anos 2000, lembra bastante o hardcore melódico dos anos 90, se assemelhando a inúmeras bandas da década, inclusive com seus conterrâneos do No Fun At All ou Millencolin. As composições são embaladas e, em frequentes momentos, velozes, possuindo bons riffs de guitarra e bons desenhos melódicos da voz, o destaque do álbum, na minha opinião. O álbum possui uma faixa bônus. Já havia feito uma resenha sobre este álbum, em 2012, confira aqui. O ponto negativo, na minha opinião, está no nível técnico de Chris, que, muitas vezes, mantém o bumbo "deslocado", mesmo não sendo frequente, quando ocorre, é perceptível, porém nada que diminua a qualidade do álbum. O último álbum lançado pelo grupo que possui as letras em sueco, no álbum seguinte, as letras já estão em inglês. Vale a pena conferir, aos amantes do gênero na década de 90, como eu, indispensável!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Kompatibla. O álbum inicia com uma boa composição, bem embalada, com um bom arranjo, possuindo certa velocidade, bem como eventuais pausas e riffs de guitarra, possuindo um refrão com intenção mais pop e bons contracantos.
2) Vad Jag Undrar. Esta faixa é mais lenta e pouco embalada, na parte A, em especial devido às frequentes pausas, embora o refrão seja mais embalado e, assim como na faixa anterior, mais pop. O destaque, na minha opinião, está no desenho melódico da voz.
3) En Stjärna Föll. Considero esta a melhor faixa do álbum, bastante veloz e embalada, com bons riffs de guitarra, bem minimalistas, um excelente desenho melódico da voz, no modo menor, a composição possui um bom arranjo.
4) Meningslösa Mandag. Outra faixa mais cadenciada e menos veloz, porém, ainda assim, bem embalada. Esta composição já possui mais aspectos do pop punk, possuindo um bom trabalho de dinâmica, sendo o destaque, na minha opinião, a ponte entre a parte A e o refrão.
5) Det Vi Kan Bäst. A faixa que dá nome ao álbum é uma das que considero das melhores, bem embalada e veloz, com bons riffs de guitarra, além de um bom trabalho de dinâmica, bom arranjo, com destaque, na minha opinião, para o desenho melódico da voz, em especial no refrão.
6) Livets Rävspel. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, em sua maior parte, embalada e veloz, com bons riffs de guitarra, existindo seu momento mais cadenciado, além de possuir um bom desenho melódico da voz, em especial no refrão, o destaque, na minha opinião.
7) Till Den Det Berör. Outra faixa não muito veloz, mais cadenciada, possuindo um certo groove, na parte A, além de possuir um bom trabalho de dinâmica, sendo o destaque, mais uma vez, o desenho melódico da voz, embora os contracantos mereçam atenção, sendo a parte B e o refrão mais embalados.
8) En Sista Tjänst. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, bastante veloz e embalada, com um ótimo riff de guitarra na introdução, e na ponte entre a parte A e o refrão, além de possuir um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque os riffs de guitarra.
9) Vilsen. Mais uma faixa que considero das melhores do álbum, com excelentes riffs de guitarra e frases em sincronia entre os instrumentos, possuindo um bom trabalho de dinâmica, com um excelente desenho melódico da voz, o destaque, na minha opinião, sendo o refrão mais cadenciado e com uma intenção mais pop.
10) Säg Mig Den.... Uma boa composição, com um bom arranjo rítmico na introdução, um bom embalo, embora não muito veloz, além de um bom desenho melódico da voz, a composição tem uma intenção mais pop.
11) Det Vackraste. Outra boa composição, bem veloz e embalada, no modo maior, o que dá um aspecto mais "alegre", possuindo um bom desenho melódico da voz, sendo os destaques, na minha opinião, a velocidade e embalo.
12) Varma Minnen. Mais uma boa faixa, veloz e embalada, com bons riffs de guitarra, um bom trabalho de dinâmica e um bom desenho melódico da voz, além de bons contracantos no refrão.
13) Ställ Dig Upp. Uma ótima composição, que inicia com uma boa frase de bateria, para, logo após, aparecer a velocidade e embalo, possuindo um bom desenho melódico da voz, o destaque, na minha opinião, além de um bom trabalho de dinâmica.
14) Bonus Track. Esta é a faixa bônus do álbum, uma boa composição, bem arranjada, não muito veloz, mas com um bom embalo, possuindo uma ótima intenção, o destaque, na minha opinião, além de bons riffs de guitarra e um bom desenho melódico da voz.
Ouça o álbum, mas um que conhecemos melhor!

Nenhum comentário :

Postar um comentário