segunda-feira, 26 de julho de 2021

No Debt - Split [Vortex] (1986)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: Bélgica (Bruges / Flandres Ocidental)
FORMAÇÃO:
Bieze (Vocal)
Vaan (Guitarra)
Donat (Baixo)
Marbles - Mario De Vooght (Bateria)
.
Este é o primeiro split, e único trabalho, lançado pelo grupo, através do selo Punk Etc, e foi gravado no estúdio Aaltrack. É um bom split que, embora eu tenha classificado como street punk, flerta muito forte com o D-Beat, além de possuir pitadas de Oi!, porém o vocal acaba me fazendo crer que o street punk é mais evidente. As músicas são velozes, o que caracteriza bastante o D-Beat, porém as progressões harmônicas são executadas com tudo nas cabeças, o que foge da ideia do D-Beat e se assemelha mais ao street punk, embora as progressões sejam mais características do D-Beat. Enfim, difícil rotular, lembra um pouco de Exploited na fase do Troops Of Tomorrow, mas não muito, lembrando, também, as bandas suecas de D-Beat dos anos 80, mas também, um pouco, o punk britânico do final dos anos 70. Os músicos não possuem muita técnica, mas muita energia e está tudo no lugar, porém com nada de especial para chamar a atenção, apenas mais uma ótima banda que ajudou a deixar o legado do punk na metade dos anos 80 em sua região.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Blood Front. O split inicia com uma das faixas que considero das melhores. Com uma progressão harmônica em semitons na sua introdução (que é, também, a harmonia do refrão), bem trabalhada, por sinal, e as partes A e B bastante velozes, com destaque para o refrão e as marcações dos acentos. Uma faixa que se assemelha bastante ao D-Beat.
2) Attends. Outra faixa muito boa, bastante veloz, com uma introdução bem hilária, com pitadas de Oi!, esta é uma faixa bem veloz, com um desenho melódico da voz muito interessante, apesar de simples, sendo este o destaque da composição.
3) Save The World. Considero esta a melhor faixa do split, também bastante veloz e embalada, me agrada bastante o desenho melódico da voz na parte A, mas o destaque, para mim, ainda é um pequeno detalhe: a primeira virada da bateria ainda antes de entrar a voz, bastante incomum. O trabalho de dinâmica e o solo também merecem destaque.
4) Army Boots. Mais uma faixa bem veloz e embalada, mas bem trivial, com uma progressão harmônica e um desenho melódico com nada de mais. Não é uma má composição, mas longe de ser das melhores. Esta faixa lembra, um pouco, Chaos UK.
5) Street Riot. A faixa menos veloz de todo split, embora  o refrão seja veloz, esta, sim, é um típico street punk, mas com pitadas de Oi!. O destaque, na minha opinião, está no refrão, seu embalo e vocal bem sing-a-long.
6) Arrestatie. O split finaliza com outra boa composição, que inicia com uma introdução com somente contrabaixo, até que os demais instrumentos aparecem, apropriando-se de acordes fora da ideia tonal, lembrando a música Desequilíbrio. Logo após a velocidade e o embalo aparecem, com um arranjo que possui uma pausa. Também bem D-Beat.
Ouça o split e entre no vórtice!

Nenhum comentário :

Postar um comentário