domingo, 31 de março de 2013

AC/DC - Flick Of The Switch (1983)

GÊNERO: NWOBHM
ORIGEM: Austrália (Sydney / New South Wales)
FORMAÇÃO:
Brian Johnson (Vocal)
Angus Young (Guitarra)
Malcolm Young (Guitarra)
Cliff Williams (Baixo)
Phil Rudd (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais acentos no contratempo, bem como arranjos específicos da guitarra, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura elevada, e extensão pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada com frequentes acordes de passagem, bem como inversões devido às notas pedal do baixo. Destaque para os arranjos de guitarra.
.
DESTAQUE: Bedlam In Belgium
Música com compasso quaternário, sem tonalidade definida, e forma I-A-B-C-A-B-C-B'-C'-A'-C''. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais acentos no contratempo, bem como arranjos específicos da guitarra, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura elevada e extensão pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia repousa sempre no acorde de A (Lá Maior), sendo em A: A-D-Dsus4-D, em B: C-G-D-A-D-Dsus4-D-C-G-D, e em C: A-G-D-C-A-D-Dsus4-D. A introdução (I) nada mais é do que A executado de maneira solo pela guitarra.

sexta-feira, 29 de março de 2013

...A Je To! - Juris V Svobodo (1995)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: Eslovênia (Brezice / Styria)
FORMAÇÃO:
Goran Smukovic (Vocal)
Frenk Les (Guitarra)
Tomi Jagric (Baixo)
Bostjan Novak (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 115 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais variações de cadência e pausas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo eventuais riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos de guitarra por Frenk Les.
.
DESTAQUE: Tercijalke
Música com compasso quaternário, sem tonalidade definida, e forma I-A-B-C-A-B'-C. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à variação de cadência em A, bem como eventuais antecipações e pausas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: A-Eb-D-Bb, em B: A-C#-A-D-E-A-C#, e em C: D-E-C-G. A introdução (I) nada mais é do que uma parte de B executado com arranjo diferente.

quarta-feira, 27 de março de 2013

1208 - Turn Of The Screw (2004)

GÊNERO: Pop Punk
ORIGEM: EUA (Hermosa Beach - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Alex Flynn (Vocal)
Neshawn Hubbard (Guitarra)
Bryan Parks (Baixo)
Manny McNamara (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à variações de cadência, acentos deslocados do tempo forte ou contratempo, bem como eventuais síncopas e pausas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referencia. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo eventuais acordes com a inclusão da terça, bem como riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para as participações de Rodney Wertz tocando viola, e John Cranfield tocando bateria.
.
DESTAQUE: Turn Of The Screw
Música com compasso quaternário, tonalidade de Em (Mi menor), e forma A-B-C-A-B-C-D-A'-C'. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à antecipações, bem como eventuais acentos deslocados do tempo forte, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo eventuais riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo em A: I-III-VII, em B: I-VII-I-III-VII-I-VI-III-VII, em C: VI-III-I-VI-III-I-III-VII, e em D: VI-III-VI-VII-I-VI-III-VI-VII-I-VII. Sempre antes de C e C' existe uma ponte, onde nada mais é do que a progressão V-VI-III-VII.

segunda-feira, 25 de março de 2013

999 - 999 (1978)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Inglaterra (Londres / Londres)
FORMAÇÃO:
Nick Cash (Vocal, guitarra)
Guy Days (Guitarra)
Jon Watson (Baixo)
Pablo LaBritain (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 105 bpm. O ritmo é pouco denso, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo acordes com a inclusão da terça, bem como eventuais riffs de guitarra e frases do baixo que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos de guitarra.
.
DESTAQUE: I'm Alive
Música com compasso quaternário, tonalidade de A (Lá Maior), e forma A-B-A-B-A-B-A'-B'-A-B''. O ritmo é pouco denso, sendo elevado devido aos eventuais acentos no contratempo em B, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada em power chords e acordes com a inclusão da terça, existindo eventuais riffs de guitarra e frases do baixo que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo em A: IV-V, e em B: IV-V-IV-V-I.

sábado, 23 de março de 2013

53A - Veneno (1999)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: Portugal (Odivelas / Lisboa)
FORMAÇÃO:
Che (Vocal)
Paiva (Guitarra)
Bruno (Baixo)
Alex Teixeira (Bateria)
.
O Ep possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 120 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais síncopas, antecipações e acentos deslocados do tempo forte, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords. Destaque para a execução dos arranjos de bateria por Alex.
.
DESTAQUE: Descarga Policial
Música com compasso quaternário, tonalidade de Bm (Si menor), e forma I-A-B-A-C-A'-B-A-C-D-E-F. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais antecipações e síncopas, bem como os acentos no contratempo, em C, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade do acorde em questão como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo um acorde de passagem oriundo de variação tonal, em C, sendo na introdução (I): I-VII-I, em A: I-VII-I-VI-VII-I-VII-I-VI-IV, em B: I-VI-IV-VII, em C: IV-I-VI/IV-VI-IV-I-VI/IV, em D: I-III-IV, em E: I-III, e em F: I-IV-III-IV.

quinta-feira, 21 de março de 2013

10-20 - Bez Vexodnex (2007)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Ucrânia (Kharkiv / Kharkiv Oblast)
FORMAÇÃO:
Zel (Vocal)
Vlad (Guitarra)
Vitaliy (Guitarra)
Zina (Baixo)
Mator (Bateria)
.
O Ep possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 120 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente devido às constantes síncopas, bem como variações de cadência, pausas de pequena duração e arranjos específicos de cada instrumento em especial da guitarra, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo frequentes intervalos, bem como riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para os arranjos de guitarra.
.
DESTAQUE: Intro
Música com compasso quaternário, tonalidade de Em (Mi menor), e forma I-A-B-C-A'-B-C. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido às constantes síncopas, variações de cadência, pausas de pequena duração, quiálteras, bem como arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo frequentes intervalos, bem como riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo na introdução (I): I-VII, em A: I-VI-III-II-III-VI-V-VI, em B: VI-V-I-III-I-VI, e em C: III-I-VI-V-VI-III-IV.

terça-feira, 19 de março de 2013

7 Seconds - Blasts From The Past (1985)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: EUA (Reno - Washoe / Nevada)
FORMAÇÃO:
Kevin Seconds (Vocal, guitarra)
Steve Youth (Baixo)
Troy Mowat (Bateria)
.
Ep lançado em 1985, porém com gravações de 1983. O Ep possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 115 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, devido à eventuais variações de cadência e antecipações, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo frequentes frases do baixo que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para os arranjos de baixo por Steve Youth.
.
DESTAQUE: These Boots Are Made For Walkin'
Música com compasso quaternário, tonalidade de Em (Mi menor), e forma A-B-C-B-C-B-C'-A'. O ritmo é pouco denso, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: I-V-I-V-I-VII-VI-III-I, em B: I-IV-I, e em C: III-I-III-I-III-V. Sempre após C existe uma ponte, onde nada mais é do que a progressão I-VII-VI-III-I.

domingo, 17 de março de 2013

Zona Cero - Momentos Fugaces (2005)

GÊNERO: Emo Core
ORIGEM: Colômbia (Bogotá / Cundinamarca)
FORMAÇÃO:
Camilo Suescun (Vocal)
Carlos Cataño (Guitarra)
Rodrigo Mariño (Baixo)
Oscar De Castro (Bateria)
David Rugeles (Pick-up)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 105 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à variações de cadência, acentos deslocados do tempo forte, pausas de pequena duração, bem como arranjos específicos de cada instrumento, em especial da bateria, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, existindo saltos de até uma quinta de distância, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada em power chords, intervalos de terça e acordes com a inclusão da terça, existindo frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos de bateria por Oscar De Castro.
.
DESTAQUE: Dias Perdidos
Música com compasso quaternário, tonalidade de Cm (Dó menor), e forma I-A-B-C-A-B-C-A-D-B'-A-D'. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à variações de cadência, pausas, acentos deslocados do tempo forte, bem como arranjos específicos de cada instrumento, em especial da bateria, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo eventuais acordes com a inclusão da terça, bem como frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo em A: VI-I, em B: III-I, em C: VII-III, e em D: I. A introdução (I) nada mais é do que B executado com arranjo diferente.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Zakarrak - Larga Vida... (1993)

GÊNERO: Oi!
ORIGEM: Espanha (Arrasate / País Vasco)
FORMAÇÃO:
Petete
Xabi
Oscar
Pexeto
Mitxel
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais antecipações e pausas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo eventuais riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos de guitarra.
.
DESTAQUE: Muerto
Música com compasso quaternário, tonalidade de Am (Lá menor), e forma A-A'-B-A'-B-A'-B'-A-A'-B''-A''. O ritmo é pouco denso, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: I-IV-VII-V, e em B: I-VII-IV-I. Após a primeira vez de A existe uma ponte, onde nada mais é do que A' executado de maneira solo pela guitarra.